Saúde no Trabalho

Todo trabalhador deve concentrar-se em dois importantes procedimentos: executar o trabalho com a melhor qualidade profissional e evitar doenças que geralmente prejudicam essa execução.
Como Médico do Trabalho que sou, preciso sempre me concentrar na saúde ocupacional dos trabalhadores pelos quais sou responsável.
Existem 2 tipos de doenças ocupacionais: a doença tipicamente provocada pelos riscos intrínsecos do trabalho executado e a doença decorrente dos acidentes envolvendo o corpo do trabalhador, por atividades no trabalho profissional. É importante saber que o registro legal do acidente e da doença do trabalho é executado pelos Peritos Médicos do INSS. Os trabalhadores com esses tipos de doenças são recomendados a entregar às suas empresas dois tipos de laudos médicos: um laudo do Médico Especialista, com o diagnóstico e o tempo de afastamento do trabalho necessário para o tratamento e um laudo do Médico do Trabalho a ser também dirigido ao Perito do INSS, mencionando e indicando o laudo do Médico Especialista. Claro que inicialmente esses dois laudos médicos devem ser encaminhados à empresa de trabalho do funcionário doente. Em seguida, a empresa tendo recebido esses dois laudos médicos emite os formulários de um CAT ( Comunicação de Acidente do Trabalho ), que deve ser preenchido pela empresa e pelo Médico do Trabalho e depois encaminhado ao INSS.
Os trabalhadores devem considerar dois tipos de afastamento do trabalho por doença. O mais importante e correto afastamento do trabalho deve ser por doenças evidentes e com óbvios tratamentos. Já o segundo tipo de afastamento do trabalho, exagerado e recorrente, por doenças não exatamente esclarecidas, geralmente causam conseqüências indesejáveis para o trabalhador.
O primeiro e indicado tipo de afastamento, com tempo bem estabelecido pelo Perito do INSS, costuma ser bem aceito pelas empresas, sem problemas adicionais para o doente. O segundo tipo de afastamento não aconselhado, pode resultar na maior parte das vezes, na demissão do funcionário quando do retorno ao trabalho.
A melhor indicação para todos os trabalhadores, além de executar com excelência os seus trabalhos, é manter sempre uma boa saúde, evitando o afastamento do trabalho por doenças, principalmente com muito tempo no INSS. Dessa forma, haverá boas condições para o trabalhador ser mantido muito bem na empresa e de ser até promovido para melhores funções e com melhores salários.
Finalizando, como Médico do Trabalho, aconselho aos profissionais: executem com responsabilidade seu trabalho e atentem para a melhor manutenção de sua saúde.
Parabéns, prezados amigos trabalhadores, pela execução dessas duas orientações.

Dr. Augusto Arraes

Nenhum comentário: